Zona Industrial de Reciclagem

Zona Industrial de Reciclagem

A Z.I.R. (Zona industrial de Reciclagem) localiza-se a Nordeste da povoação de Arranhó, Concelho de Arruda dos Vinhos, abrangendo uma área de cerca de 40,2 hectares, limitada pelas E.N. 115 e E.N. 115-4.

A construção desta zona industrial, vocacionada para os designados industriais de “sucata”, tem por objectivo o agrupamento, organização espacial e funcionamento das diferentes unidades industriais predominantemente ligadas à reciclagem de sucata que, de um modo disperso, proliferam nas freguesias, nomeadamente nas povoações de Arranhó, Ajuda, Quinta do Paço e Adoseiros, num total de cerca de 50 unidades de pequena, média e grande dimensão.

No seu conjunto tais unidades ocupam uma área de cerca de 40 ha, dispersa por logradouros de prédios urbanos, em zonas urbanas e em solos agrícolas.

A Câmara Municipal, para quem o principal problema de ordenamento do concelho reside, precisamente, na proliferação de depósitos de sucata ilegais, aposta decisivamente na criação do parque como forma de pôr fim a tal situação e de reordenar esta actividade económica que é, apesar de tudo, uma das mais significativas do concelho.

Desta forma pretende-se, com a criação da Zona Industrial de Arranhó, minimizar estas situações garantindo, simultaneamente, adequadas e melhores condições de organização e acessibilidade, que em conjunto com uma estrutura de apoio logístico proporcionarão certamente melhores desempenhos.”

A Assembleia Municipal, na sua reunião ordinária de 29 de Setembro de 2006, deliberou, por uanimidade, aprovar o Plano de Pormenor da Zona Industrial de Reciclagem, em Arranhó, sob proposta da Câmara Municipal, em reunião ordinária de 14 de Agosto de 2006.

O referido Plano foi submetido a inquérito público entre 24 de Novembro e 28 de Dezembro de 2005 e obteve apreciação final de controlo por parte da Comissão de Coordenação da Direcção Regional de Lisboa e Vale do Tejo, em 07 de Maio de 2007.

Assim, nos termos da alínea d), n.º 4, art.º 148.º do Decreto-Lei n.º 316/2007, de 19 de Setembro, foi publicado em Diário da República n.º 13, 2.ª Série, do dia 18 de Janeiro de 2008 o Plano de Pormenor (Regulamento, da Planta de Implantação e da Planta de Condicionantes), acompanhado da Deliberação Municipal que o aprovou, entrando em vigor no dia seguinte à sua publicação.

O Plano de Pormenor da Z.I.R. é composto pelo Relatório, Regulamento, Plano de Financiamento, Plano de Execuçao e Peças Desenhadas.